-
Esta página já teve 134.664.434 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.668 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Síndrome das pernas inquietas

18/09/2003

Síndrome das pernas inquietas (restless legs syndrome – RLS)

Transtorno caracterizado por sensações desagradáveis nas pernas que geralmente ocorrem antes do início do sono e que causam impulso quase irresistível de movimentar as pernas.

O aspecto mais característico é o alívio parcial ou completo da sensação com o movimento das pernas, e o retorno dos sintomas com o cessar dos movimentos das pernas. As sensações e movimentos de pernas associados geralmente interferem no início do sono. Podem ser usadas várias palavras para descrever as sensações, geralmente incluindo “dor”, “desconforto”, “formigamentos”, “repuxões”, “picadas”, “arrepios”, “tremores” ou “coceira”.

O paciente geralmente sente as sensações entre o tornozelo e o joelho, mas pode experimentá-las nas coxas ou pés e, raramente, nos braços. Embora em geral bilaterais, os sintomas podem ter severidade e freqüência assimétricas e raras vezes ocorrem de forma unilateral. Tipicamente estão presentes apenas em repouso e imediatamente antes do período de sono do paciente; podem ocorrer em outros momentos do dia, contudo, em particular quando o paciente se senta por períodos prolongados (ao dirigir). Os sintomas podem durar alguns minutos ou várias horas; entretanto, mesmo os pacientes mais severamente afetados serão capazes de dormir por várias horas.

www.neuropsiconews.org.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos