Links da Dra. Shirley - Jogos Antigos- site de jogos interessantes
Esta página já teve 132.451.009 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Links da Dra. Shirley

Jogos Antigos- site de jogos interessantes

20/09/2003

ENTRE
Página publicada desde setembro/2001

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO:

PORQUE CRIAR UM SITE DE JOGOS DE TABULEIRO?

 

"A meditação e o jogo têm muita coisa em comum. Como a própria palavra diz, o importante na meditação é o meio, é o centro e a maioria dos jogos gira em torno de um centro."
Rudiger Dahlke, in "Mandalas"

 

 

Quando fiz a pergunta acima, em setembro de 2001, estava meio descrente do site. Jogos Antigos? Quem se interessa por isso?
Achei que devia "justificar" o porque da publicação. Fiz um texto de introdução tentando convencer os "gamers" de que um jogos de tabuleiro, ou jogos de mesa, ou jogos de rua, eram mais interessantes que ficar em frente a TV ou ao computador horas a fio, apertando botõezinhos...

Na verdade, comecei o site para aprender a usar o programa para criação de sites. Apenas uma brincadeira. Aos poucos, achei que era desperdício de tempo e trabalho, fazer um site e não publica-lo. Mas se ia publicá-lo, precisava enriquecê-lo um pouco. Passei a pesquisar algumas coisas. Comecei a comprar livros e jogos. Eu já tinha algumas coisas; comprei outras, consegui um pouco mais na própria internet coloquei o site no ar, usando um espaço gratuito que tinha no meu provedor de acesso. Cinquenta megas! Eu nunca vou conseguir ocupar todo esse espaço!

Aos poucos, fui conseguindo mais e mais material. E passei a "colecionar" mensagens de incentivo. No meio do caminho, minha irmã e meu cunhado, que trabalham com informática, passaram a fazer a parte técnica do site (obviamente, percebi minha incompetência para programas, html. fontes, ftp, e coisas do gênero). Fiquei com as pesquisas e com o dia-a-dia do site. Respondia mensagens, pesquisava novos jogos, novas lojas.

Alguns amigos "virtuais" começaram a colaborar mandando contribuições. Encontrei "fornecedores" de jogos fora de produção. Conheci artesões, que produziram tabuleiros únicos e exclusivos. Aos poucos, os interesses foram aumentando. Brinquedos antigos, jogos folclóricos, problemas e quebra-cabeças matemáticos (e eu que fiz Direito por odiar matemática!). Fui obrigado a reler algo sobre fotografia, uma paixão que, junto com os livros, eu nunca deixei totalmente de lado. Pesquisei e comprei uma máquina digital melhor que a minha velha CASIO QV 300 (alguém quer comprar?). Mesmo essa máquina mais moderna já foi trocada por outra ainda mais moderna...

Com o tempo, porém fui percebendo que existem "gamers" que pensam. Fui percebendo que uma coisa não exclui a outra, ou seja, pode-se gostar de "games" e também de jogos "não virtuais"! 
Conheci pessoas que jogam moderníssimos jogos de tabuleiro, importados da Alemanha a preço de ouro, mas nem por isso renegam os antiqüíssimos jogos de tabuleiro tradicionais.
Muitas e muitas pessoas escreveram comentando o "Jogo de Tacos", um jogo de minha infância, que achei que ninguém teria interesse em conhecer!
Muitos pediram comentários e regras do "Jogo de palitinhos", brincadeira de boteco que não incluí por achar que todo mundo conhecia! Ainda não coloquei. Mas virá... Aguardem...


De outro lado, tive o "prazer" de receber mensagens em que pessoas criticavam duramente o site, por não ter games, jogos on-line e coisas do gênero.  Mas, felizmente, uma quantidade ainda maior de pessoas elogiavam, contribuíam, mandavam soluções de quebra-cabeças, solicitavam regras, enfim, colaboravam, no sentido mais amplo da expressão, para que o site decolasse.
A grande maioria das pessoas que me escreveu, com certeza entendeu o "espírito" do site.

Chegamos a um ano de existência. Fiz uma "pesquisa" e sorteei um tabuleiro feito por encomenda para essa "promoção". Isso foi em setembro de 2002.

O certo, é que chegamos a Janeiro de 2003 e, ao tentar colocar algumas regras no site, SURPRESA: não havia mais espaço disponível! Chegamos ao início de 2003 com uma média de 350 acessos por dia, com um pico de 570 acessos no dia 5 de janeiro! O site está cadastrado nos principais mecanismos de busca do Brasil e em alguns de Portugal e Ilha da Madeira.
Está colocado em destaque no Yahoo e no Zoom (da Globo). Acabou o ano como sendo o site mais votado, na categoria de entretenimento, do site "O melhor sobre".
Criei um circulo imenso de amigos. Dei palpites na produção de tabuleiros feitos por uma empresa metalúrgica. Opinei em jogos eletrônicos. "Conversei" com Professores Doutores em História Medieval. Descobri especialistas em Mah-jong. Descobri gente que criou variantes para o jogo de xadrez. Muitos e muitos especialistas em informática ofereceram seus préstimos para manutenção e ampliação do site. Tudo por gostarem de jogos!

Acho que não preciso mais justificar o porque do site. Acho que não preciso tentar convencer "gamers" ou quem quer que seja, de que jogos de tabuleiro e afins são bons.
Meu filho, o Mateus, do "alto" dos seus três aninhos, já quer jogar! Que outros filhos, de outros pais, de outras idades, possam se interessar por jogos. E se meu site puder ajudar, ficarei contente!

Nada mais certo, portanto que "mudar de casa". E tentar crescer ainda mais!
Diz um ditado popular que "quem está contente com o que ganha, não merece nem o que recebe". Quero crescer. Quero que o site dos JOGOS ANTIGOS venha a se tornar um marco e um ponto de referência no que toca a jogos "não virtuais". E, para tanto, continuo contando com a colaboração dos amigos e dos apreciadores de jogos.

VAMOS AGORA, LOTAR OS 300 MEGAS DESTE NOVO PROVEDOR! 
SERÁ UM PRAZER IMENSO TER QUE PASSAR PARA OUTRO PLANO DE HOSPEDAGEM!


(Mateus, meu filho, e o Vô Haroldo)


 

Se após navegar pelo site, você achar que merecemos um incentivo extra, não fique acanhando e 
VOTE

  no nosso site, como um dos melhores, na seção de "Entretenimento" do site 
"O melhor sobre". 
É só clicar nos links.
Agradecemos o incentivo.

   
 (Escudo heráldico da família Alvarenga)

Mauro Celso Mendonça de Alvarenga  
e-mail

Bibliografia básica usada nesta página:

Aprender com Jogos - Lino de Macedo e outros - Ed. Artmed
Board and Table Games from Many Civilizations - R.C. Bell - Dover Publications, inc
Divertimentos Matemáticos - Martin Gardner - Ed. IBRASA
História do Brinquedo - Cristina Von - Ed. Alegro
História dos Hebreus - Flávio Josefo - Ed. CPAD
Jogos de Cartas - Ed. Abril
Jogos dos Deuses - Nigel Pennick - Ed. Mercuryo
Jogos Lógicos - E. Guik - Ed.
Mir
New Rules for Classic Games - R. Wayne Schmittbergewr - John Wiley & Sons, Inc.
O Grande Livro do Maravilhoso e do Fantástico - Seleções do Reader´s Digest – 
O Grande Livro dos Jogos - Ed. Leitura
O Jogo do Gamão - Robin Clay - Ed. Habitat
Os Melhores Jogos do mundo - Ed.
Abril
Os Vikings - Johannes Brondsted - Ed. Hemus
Recreação para Todos - Mauro Soares Teixeira/Jarbas Sales de Figueiredo - Ed.
Obelisco
The book of Classic Games - Sid Sackson – Klutz
Xadrez para Principiantes - J. Doubek – Ediouro
Ah, apanhei-te – Martin Gardner
- Folhetos e regras da "Origem", "Jogos da Terra", "Art&fatos", "Grow" e outros, além de muita informação recolhida na Internet...

http://www.jogos.antigos.nom.br/index.html                                                  


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos