-
Esta página já teve 133.166.560 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.660 acessos diários
home | entre em contato
 

Teen/Hebeatria/Adolescência/Jovem

Os órgãos internos do aparelho reprodutor feminino

23/09/2003

 

O aparelho reprodutor feminino é formado por órgãos externos, que são visíveis (genitais externos e seios) e internos (ovários, útero, trompas, etc)

O aparelho reprodutor feminino é formado por órgãos externos, que são visíveis (genitais externos e seios) e internos (ovários, útero, trompas, etc).
Os genitais externos, que compõem a vulva, podem ser visualizados com a ajuda de um espelho. São eles:


Monte de Vênus - Parte frontal da vulva. É uma saliência recoberta de pele e pêlos.

Grandes lábios - Duas pregas de pele (uma de cada lado), recobertas total ou parcialmente de pêlos.

Pequenos lábios - Duas pregas menores, sem pêlos, localizadas internamente aos grandes lábios, mais perto da entrada da vagina.

Clitóris - Pequena saliência situada na junção anterior aos pequenos lábios. É bastante sensível ao tato, tendo um papel importante na excitação sexual da mulher.

Orifício uretral - Pequena abertura redonda localizada logo abaixo do clitóris, na entrada da vagina. É o canal que liga a bexiga ao meio externo, por onde a urina é eliminada.

Entrada da vagina ou intróito vaginal - Abertura de contorno irregular, bem maior do que o orifício uretral e por onde é eliminada a menstruação.

Hímen - Membrana fina, localizada na entrada da vagina. Ela geralmente se rompe nas primeiras relações sexuais.

E os seios (ou mamas) - Órgãos formados por dois tipos de tecido (glandular e gorduroso). Os seios começam a se desenvolver na adolescência, pela ação dos hormônios femininos. Também por essa ação, durante o ciclo menstrual, eles podem aumentar de volume e tornam-se mais sensíveis, alguns dias antes da menstruação. Durante a gravidez, eles crescem, preparando-se para produzir leite (após o parto).

Vagina - Canal em forma de tubo, que se estende da vulva (intróito vaginal) até a parte inferior do útero (colo uterino).

Útero - Órgão formado por tecido muscular, com formato de uma pêra (invertida). O útero tem uma cavidade cuja superfície está coberta por um tecido que possui muitas glândulas. Este tecido, conhecido como endométrio, se prepara durante cada ciclo menstrual para receber o ovo (óvulo fecundado). Se a gravidez não ocorrer, esse tecido se desprende e é eliminado, através da menstruação.

A parte inferior do útero, chamada de colo do útero, termina no fundo da vagina, onde está o canal cervical, responsável pela comunicação entre a cavidade uterina e a vagina.

Trompas - Dois canais finos que saem de cada lado do fundo do útero e terminam com as extremidades dilatadas, perto dos ovários. É o lugar onde as sementes masculinas ou espermatozóides se unem ao óvulo, quando há fecundação.

Ovários - Duas glândulas em forma de amêndoa, situadas de cada lado do útero, logo abaixo das trompas. Sob a ação do sistema nervoso central, os ovários produzem os hormônios femininos (estrógeno e progesterona) que provocam o desenvolvimento do óvulo. Uma vez por mês, expulsam o óvulo maduro que é captado pela trompa.

 

Saudeprev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos