-
Esta página já teve 132.435.864 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Vasodilatação Extracranial e Enxaqueca

24/09/2003





 

A dilatação dos vasos do couro cabeludo sensíveis ao estímulo doloroso pode causar dor na enxaqueca e a hiperreatividade vascular extracranial devido ao estresse psicológico e à cefaléia poderia aumentar a susceptibilidade aos ataques.

Num artigo publicado recentemente no Neurology, os autores objetivaram determinar se as alterações do fluxo sanguíneo facial diferiam entre os indivíduos com enxaqueca e os controles durante o estímulo doloroso de um membro.

Para documentar as alterações no fluxo sanguíneo facial, a amplitude do pulso foi monitorizada com transdutores fotoelétricos de pulso na região temporal de 23 pessoas com história de enxaqueca e em 22 controles agrupados pelo sexo e idade antes, durante e após a imersão da mão não dominante em água fria a 2o C por 30 segundos. A mão foi imersa três vezes em intervalos de 4 minutos.

Os sofredores de enxaqueca classificaram a dor pela imersão na água-gelo como sendo mais intensa e desagradável do que os indivíduos controles bem como uma dor irradiada para a região superior do braço. Os aumentos da amplitude de pulso foram maiores na região ipsilateral do que contralateral ao estímulo doloroso (25.1 ± 2.9 vs 13.7 ± 4.4%; p < 0.01). A amplitude do pulso aumentou durante as imersões (p < 0.01) e alcançou o pico após a remoção da mão do recipiente com água e gelo (p < 0.001), mais ipsilateralmente do que contralateralmente (p < 0.001). A amplitude de pulso aumentou 26.3 ± 4.3% nos sofredores de enxaqueca comparada com 12.6 ± 4.4% nos indivíduos controles (p < 0.05) e esta diferença persistiu 8 minutos após a imersão final.

Os autores concluíram que a dor no membro estimula o aumento do fluxo sanguíneo facial e poderia exacerbar o componente vascular da cefaléia durante as crises de enxaqueca.

 Facilitation of extracranial vasodilatation to limb pain in migraine sufferers - Neurology


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos