Ginecologia/Mulher - Menstruação
Esta página já teve 114.570.871 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.788 acessos diários
home | entre em contato
 

Ginecologia/Mulher

Menstruação

29/09/2003
O que é menstruação?
Conheça como e por que ocorre esse processo tão íntimo na vida da mulher

A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero num ciclo em que não houve fecundação. Ela é percebida através de um sangramento pela vagina, que se repete regularmente a cada 4 semanas, mais ou menos.

A quantidade de sangramento varia de mulher para mulher e, em geral, dura de 3 a 5 dias. A menstruação ocorre devido à ação dos hormônios ovarianos sobre o revestimento interno da parede do útero (endométrio).

Esses hormônios produzem a multiplicação das células do endométrio, fazendo com que ele cresça e se torne mais espesso. Tudo isso para receber o óvulo fecundado (ovo). Quando a fecundação não acontece ou o ovo não consegue se fixar no endométrio, esse processo é interrompido.

A produção de hormônios cai abaixo de determinada quantidade e o endométrio (agora maior) perde seus mecanismos de sustentação e desprende-se do útero. Este tecido é eliminado, junto com pequena quantidade de sangue, pela vagina; é o fluxo menstrual.

Durante os 4 dias aproximadamente em que ocorre o fluxo menstrual, há uma perda de cerca de 30ml de sangue puro (cerca de 3 colheres de sopa), apesar de o volume eliminado corresponder a 200 ou 300ml (cerca de 2 xícaras), pois, além de sangue, a menstruação contém também restos de tecidos da parede do útero.

Quando a mulher está em condições normais de saúde, essa perda é facilmente reposta pelo organismo, sem qualquer conseqüência negativa.

Texto extraído do livro: Saúde da Mulher de autoria de: Dr. José Aristodemo Pinotti
Saudeprev


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos