Imunologia/Imunidade - Anticorpo Neutralizante do HIV
Esta página já teve 133.133.262 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.659 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Anticorpo Neutralizante do HIV

04/10/2003



 

Uma equipe de cientistas patrocinada pelo Instituto Nacional de Saúde tem mostrado a estrutura de um anticorpo que é capaz de neutralizar o HIV, o vírus que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). O trabalho foi publicado na Science no dia 27 de junho.

O anticorpo, chamado 2G12, foi isolado cerca de uma década atrás num dos raros casos de HIV-positivo cujo organismo é capaz de combater eficientemente o vírus. Os cientistas do Instituto de Pesquisa Scripps trabalharam com um grupo internacional para determinar a estrutura do anticorpo 2G12 atraves da difração de raios X dos cristais do 2G12.

A estrutura revela um inesperado entrelaçamento de duas cadeias do anticorpo, as porções que capturam o HIV. Os pesquisadores também descobriram como o anticorpo 2G12 neutraliza o HIV ao se ligar na superfície do vírus através dos açúcares. O sistema imune geralmente não atacará estes açúcares uma vez que eles são produzidos e aderidos ao vírus da AIDS pelas células humanas; o sistema imune em geral os aceita como se eles fossem parte do organismo.

A estrutura do anticorpo 2G12 poderia fornecer aos cientistas um modelo para esboçar um antígeno que estimularia o organismo a produzir o 2G12. Os cientistas acreditam que poderia ser possível projetar um antígeno para levar o corpo a produzir 2G12. Tal antígeno poderia ser a base de uma vacina contra o HIV.

Structure of HIV-Neutralizing Antibody Solved - National Institutes of Health



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos