alergia - Função e Interpretação das Medidas de IgE Sérica Total no Diagnóstico de Doença Alérgica das Vias Aéreas em Adultos
Esta página já teve 114.006.916 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.861 acessos diários
home | entre em contato
 

alergia

Função e Interpretação das Medidas de IgE Sérica Total no Diagnóstico de Doença Alérgica das Vias Aéreas em Adultos

07/10/2003


 

Apesar das medidas de IgE total serem usadas frequentemente na prática clínica, não está claro se elas poderiam ser interpretadas no diagnóstico de doenças alérgicas.

Num artigo publicado recentemente no Allergy, os autores objetivaram estudar se a IgE total pode ser utilizada para excluir ou predizer a sensibilização e se existem diferenças entre a idade e o sexo.

Foram avaliadas as curvas características de operação do receptor (ROC – Receiver Operating Characteristic) em indivíduos com asma ou sintomas alérgicos numa amostra geral populacional. Estudou-se os valores preditivos e as taxas de probabilidades. Pelo menos um teste cutâneo positivo ou uma medida específica de IgE serviu como referência. Os valores preditivos negativos, adequados para excluir a sensibilização, não foram encontrados. Nos indivíduos mais jovens, os níveis elevados de IgE total aumentaram significativamente a probabilidade de sensibilização. A relação entre a monosensibilização e a IgE total foi menos intensa, porém foram encontradas taxas de probabilidade positiva significantes em níveis mais elevados de IgE total. A capacidade de discriminação da IgE total foi melhor no grupo etário entre 20-44 anos do que no grupo entre 45-70 anos e comparáveis entre homens e mulheres.

Os autores concluíram que a IgE total não é útil para excluir a sensibilização a alérgenos inalantes comuns. O nível de IgE total elevado pode indicar uma alta probabilidade de sensibilização e pode ser útil para decidir se outra investigação é justificável em pacientes com testes de alergia específicos negativos para uma variedade de alérgenos inalantes comuns.

Role and interpretation of total serum IgE measurements in the diagnosis of allergic airway disease in adults - Allergy



IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos