Dermatologia/Pele - Tacrolimus é alternativa no tratamento da desidrose palmo-plantar
Esta página já teve 113.913.463 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.865 acessos diários
home | entre em contato
 

Dermatologia/Pele

Tacrolimus é alternativa no tratamento da desidrose palmo-plantar

12/10/2003


Eczema desidrótico palmo-plantar é uma doença freqüente que geralmente tem curso crônico e recidivante. Glicocorticóides tópicos são o esteio da terapia, e são urgentemente necessárias algumas alternativas terapêuticas.

Foi recentemente realizado um estudo pela Dra. Christina Schnopp, do departamento de dermatologia e alergia da Technical University Munich, na Alemanha, junto a colegas, com objetivo comparar a eficácia de tacrolimus (FK506) a 0,1% e do furoato de mometasona a 0,1%, ambos em forma de ungüento, no tratamento do eczema desidrótico palmo-plantar.

No estudo, foram incluídos 16 pacientes após um protocolo de comparação intrapessoal randomizado e duplo cego. Após um período de 2 semanas de desintoxicação, a fase de tratamento ativo somou um total de 4 semanas com aplicação tópica duas vezes ao dia das substâncias testadas e uso adicional de emolientes à vontade. Após isto, os pacientes foram monitorizados a intervalos semanais durante 8 semanas.

Como resultado, a área desidrótica e o índice de gravidade mostraram uma redução superior a 50% dos valores basais após 2 semanas de tratamento ativo para ambas as substâncias testadas nas áreas palmares. Após o tratamento ativo, um aumento não significativo na área desidrótica e nos índices de gravidade foi verificado nas áreas tratadas com FK506. Dentre os 16 pacientes, 14 apresentaram recorrência dos sintomas, necessitando terapia extra em 3 semanas após a fase de tratamento ativo.

Por estes resultados, os autores concluíram que o tratamento com FK506 oferece a possibilidade de terapia rotacional com furoato de mometasona em casos de longa duração de eczema palmar desidrótico crônico.

J Am Acad Dermatol 2002;46:73-77


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos