-
Esta página já teve 132.489.967 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Hipertrofia Ventricular Esquerda é alteração comum em Apnéia Obstrutiva Grave do Sono, reversível com utilização de CPAP nasal

13/10/2003



 

Pesquisadores do Intermountain Sleep Disorders Center e do Departamento de Cardiologia da Universidade de Utah (Estados Unidos) publicaram, recentemente, no Chest, um estudo em que procuraram determinar as alterações estruturais cardíacas, verificadas à ecocardiografia, em pacientes com apnéia obstrutiva grave do sono, e investigaram os efeitos a longo prazo da utilização de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) nasal em indivíduos com tais alterações.

Os pacientes que, submetidos à oximetria, apresentaram índice de dessaturação > 40/hora e tempo cumulativo > 20% abaixo de 90% foram submetidos à polissonografia. Vinte e cinco pacientes com apnéia obstrutiva grave do sono, sem hipoxemia diurna, foram submetidos ao ecocardiograma antes do início do tratamento com CPAP nasal e após 1 e 6 meses de tratamento.

Os resultados mostraram que, dos 25 pacientes, 13 indivíduos (52%) eram hipertensos. Ao ecocardiograma realizado antes do início do tratamento com CPAP nasal, os pesquisadores verificaram correlação entre apnéia obstrutiva grave do sono e as seguintes alterações cardiovasculares: hipertrofia ventricular esquerda (88%), dilatação de átrio esquerdo (64%), dilatação de átrio direito (48%) e hipertrofia ventricular direita (16%). Em todos os pacientes que utilizaram CPAP nasal por mais de 3 horas por noite (84%), houve redução significante da hipertrofia ventricular esquerda após 6 meses de tratamento, com redução da distância septal interventricular de 13 para 12,3 mm (p<0,02). Não ocorreram alterações da dilatação de átrios direito e esquerdo após o tratamento.

Portanto, os pesquisadores concluíram que a hipertrofia ventricular esquerda é diagnóstico freqüente em pacientes com apnéia obstrutiva grave do sono e é revertida após 6 meses de tratamento com CPAP nasal por mais de 3 horas por noite.

Left Ventricular Hypertrophy Is a Common Echocardiographic Abnormality in Severe Obstructive Sleep Apnea and Reverses With Nasal Continuous Positive Airway Pressure - Chest


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos