Vitaminas e antioxidantes - Osteoporose: novos conceitos de suplementos
Esta página já teve 134.609.129 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.672 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Osteoporose: novos conceitos de suplementos

19/10/2003

 

 

As suplementações de cálcio e de vitamina D, na alimentação, reduzem as fraturas vertebrais, porque aumentam a densidade mineral óssea (BMD, em inglês) da coluna vertebral, e de todos os ossos do esqueleto, por isso reduzem as fraturas de colo de fêmur e outras. Já se sabe que a ingestão de cálcio e de vitamina D modula os aumentos dos níveis do parotohormônio (PTH) e a absorção óssea.
É sabido que os idosos têm uma redução do nível de absorção de vitamina D, por isso, precisam receber doses generosas de vitamina D.
J. Z. Ilich e colaboradores, da Universidade de Connecticut (E.Unidos), em um estudo, isolaram num laboratório, 136 mulheres brancas, na pós- menopausa, que não estavam tomando nenhum medicamento para a osteoporose ou para reumatismo, e sua alimentação e suplementos foram analisados durante 3 dias por uma metodologia específica chamada de Food Processor. Depois de inúmeras dosagens os autores concluíram que os alimentos que produzem energia (açúcar e amido, inclusive a prática de exercícios com pesos), proteínas, cálcio, magnésio, zinco e vitamina C, têm influência na melhoria da densidade da massa óssea. O mais surpreendente é que o nível do parotohormônio no soro e o nível da vitamina D [25(OH)D] não se mostrou tão importante quanto se admitia antes. Esses autores dizem que só cálcio e vitamina D, não são suficientes na melhoria da densidade da massa óssea.

 

Eur J Clin Nutr 2003 Apr;57(4):554


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos