-
Esta página já teve 133.106.974 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.663 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Principais Riscos de Doenças

20/10/2003

 

     A OMS divulgou um relatório ( 30 de Outubro de 2002 ) em que identifica os dez principais riscos de doença. 40% das mortes ocorridas a nível mundial são provocadas por dez problemas:

1.       SUBNUTRIÇÃO

2.       SEXO INSEGURO

3.       HIPERTENSÃO

4.       TABACO

5.       ÁLCOOL

6.       MÁ QUALIDADE DA ÁGUA

7.       COLESTEROL ELEVADO

8.       INALAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

9.       CARÊNCIA DE FERRO

10.   OBESIDADE

A subnutrição é a principal causa de morte a nível mundial ( 1 em cada 14 mortes ). As carências de calorias, proteínas, minerais e vitaminas afecta grande parte da humanidade, sobretudo crianças e mães, da África, Ásia e América do Sul.
O sexo inseguro conduz à maior parte dos casos de contaminação pelo vírus da SIDA que é responsável por cerca de 3 milhões de mortes por ano. Em África 95% das contaminações são sexuais.
A hipertensão é responsável por 13% das mortes a nível mundial. A maior parte dos hipertensos não faz tratamento ou fá-lo duma maneira incorrecta.
O tabaco é responsável por cerca de 5 milhões de óbitos por ano e o álcool por cerca de 2 milhões.
A falta de água potável o mau saneamento e as más condições de higiene são a causa da diarreia infecciosa que causa cerca de 2 milhões de mortes por ano.
O colesterol elevado é responsável por cerca de 8% das mortes anuais. O tratamento do colesterol elevado, com frequênia, ou não é feito, ou faz-se duma maneira incorrecta.
A inalação de fumos dentro das casas, provenientes da queima de combustíveis quer para cozinhar, quer para aquecimento é responsável por grande número de doenças pulmonares.
A carência de ferro em crianças e mães dos países do terceiro mundo representa cerca de 1 milhão de mortes por ano. A obesidade pelo contrário verifica-se sobretudo nos países ricos. O tratamento da obesidade não é fácil e, é geralmente feita, por oportunistas interessados em ganhar dinheiro e nada preocupados com a nossa saúde.

OMS


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos