Dietas/Emagrecimento - Dieta sem glúten: trigo, centeio, cevada e aveia
Esta página já teve 114.448.052 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.806 acessos diários
home | entre em contato
 

Dietas/Emagrecimento

Dieta sem glúten: trigo, centeio, cevada e aveia

20/10/2003

 

 

A Doença Celíaca é causada pela ação agressiva, sobre a mucosa do Intestino Delgado, do glúten, uma proteína que se encontra na farinha de trigo, centeio, cevada e aveia. Fatores genéticos predispõem a mucosa do intestino a alterar-se, a perder as vilosidades e a ficar plana, achatada, quando o glúten é ingerido, havendo recuperação logo que o glúten seja retirado da dieta. 

 

A Doença Celíaca é freqüente?: 

Pensava-se que a Doença Celíaca era pouco freqüente. Hoje sabemos que por vezes os sintomas são muito ligeiros e a doença não é diagnosticada. Calcula-se que 1 em cada 300 indivíduos é portador.  Os dois sexos são igualmente atingidos.

 

Como se transmite a Doença Celíaca ?:

A Doença Celíaca é uma doença hereditária mas, a forma de transmissão, é ainda desconhecida. A doença aparece em cerca de 10 % dos familiares em 1º grau, do doente.

Como se manifesta a Doença Celíaca?:

A capacidade de absorção no Intestino Delgado está diminuída fato comum a muitas doenças que provocam má absorção. A diarréia, por vezes as fezes são volumosas, brilhantes e muito mal cheirosas devida ao conteúdo em gorduras (esteatorréia) e a perda de peso são dois sintomas muito importantes. Mas hoje  sabemos que nos adultos muitas vezes o sintomas são atípicos com diarréia esporádica, sem perda de peso, Por vezes a diarréia alterna com prisão de ventre e os sintomas mais incomodativos são: a dor  e a distensão abdominal e os sintomas relacionados com perdas iônicas: perdas de cálcio que levam a dores ósseas e cãibras e perdas de magnésio e potássio que causam inchaço (edema) dos membros, tremores, formigueiros e diminuição da sensibilidade das mãos e dos pés, alterações do ciclo menstrual. A anemia por carência de ferro pode ser a maneira como a doença se manifesta.
Nas crianças, a diarréia, a perda de peso, vômitos, irritabilidade... podem aparecer logo que na dieta se introduzem alimentos com glúten. Mas, por vezes, os sintomas aparecem mais tarde ou só na idade adulta.

Dieta sem glúten: retirar o trigo, centeio, cevada e aveia.

gastroalgarve

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos