-
Esta página já teve 132.451.305 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.706 acessos diários
home | entre em contato
 

Enxaqueca/Cefaléia/Dor de cabeça

Desordens Emocionais e cefaléia primária em adolescentes

05/06/2003

Desordens Emocionais e Comportamentais em crianças e adolescentes com Cefaléia Primária


 

A comorbidade psiquiátrica é um importante fator de risco para a cronificação da cefaléia primária na idade adulta. Num estudo publicado recentemente no Cephalalgia, os autores objetivaram investigar a extensão e relevância clínica de desordens emocionais e comportamentais em crianças e adolescentes com cefaléia primária.

Crianças e adolescentes (n = 128) com cefaléia primária ( de acordo com a classificação da Sociedade Internacional de Cefaléia, códigos 1.1, 1.2, 2.1) e 83 participantes do grupo controle com idade entre 6-18 anos foram avaliados pelos testes psicométricos dimensionais padronizados (avaliação do comportamento infantil, registro de depressão para crianças e adolescentes, questionário de ansiedade para alunos). As crianças e os adolescentes com cefaléia primária sofriam mais problemas de internalização (depressão, ansiedade, somatização) do que os controles saudáveis.

Os autores concluíram que as desordens emocionais e comportamentais são clinicamente relevantes e exigem terapia particular a cada três crianças com cefaléia. Duas das três crianças e adolescentes com cefaléia primária não apresentam psicopatologia clinicamente relevante e podem beneficiar-se com intervenção terapêutica mínima. Um dos três pacientes examinados com cefaléia necessitou de terapia psiquiátrica adicional.

Cephalalgia

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos