Vitaminas e antioxidantes - O papel dos antioxidantes na endometriose e fertilidade
Esta página já teve 132.508.091 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.703 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

O papel dos antioxidantes na endometriose e fertilidade

29/10/2003

O estresse oxidativo pode contribuir na patogênese de endometriose, mas não parece afetar fertilidade neste contexto.

"As espécies de oxigênio reativo mostram efeitos de citotoxicidade em função reprodutiva por inibição de motilidade de esperma, anexo de esperma para oócito, e bloqueia o oócito fertilizado em uma fase cedo de desenvolvimento", explica Dr. Mateusz Mikolajczyk (Karol Marcinkowski Universidade de Ciências Médicas, Poznan, a Polônia e colaboradores. Porém, o papel dos antioxidantes na endometriose e infertilidade associada ainda são motivos de estudos.

Os investigadores obtiveram amostras peritoneal fluidas de 65 mulheres que sofrem laparoscopia diagnóstica, incluindo 29 com endometriose moderado e infertilidade, 12 com infertilidade de idiopatica, e 24 controles férteis.

A atividade peritoneal fluida do antioxidante enzimas superóxido dismutase e peroxidase de glutationa, como também o estado de antioxidante total, era mais baixo entre mulheres estéreis com endometriose e mais alto nesses com infertilidade de idiopatica. Isto sugere que possa ser implicado baixo potencial de antioxidante no desenvolvimento de endometriose, mas provavelmente não influencia nenhuma fertilidade nestes pacientes, dizem os investigadores.

Devido a estes resultados, eles sugerem "a possibilidade de administrar antioxidantes para tratar as mulheres com endometriose em baixo estado de defesa antioxidante total deveriam ser testados como um método não invasivo de monitorar tal tratamento".


Fertility and Sterility 2003; 79: 1288-93


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos