Vitaminas e antioxidantes - Vitaminas para o Fígado
Esta página já teve 115.048.082 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.736 acessos diários
home | entre em contato
 

Vitaminas e antioxidantes

Vitaminas para o Fígado

16/11/2003

 


Vitamina A: A vitamina A é solúvel em gordura, absorvida e digerida (com o auxílio da bile) durante a digestão das gorduras.. É necessária para a visão, boas funções imunológicas, pele e cabelos saudáveis, só para citar algumas.
Temos evidências a partir de estudos com animais, que a ingestão adequada de vitamina A, previne a formação de tecidos fibrosos no fígado.
Boas fontes de vitamina A na alimentação incluem: leite desnatado, cavalinha(peixe), ovos inteiros e ostras.
Especialistas recomendam evitar as megadoses de vitamina A em suplementos, pois o excesso pode ser tóxico para o fígado (mais de 50 mui ou 15mil mcg/dia) e pode causar aumento do fígado e doenças.
É sempre aconselhável discutir com seu médico a suplementação de vitaminas e minerais antes de iniciar, para evitar as intoxicações e interaçòes medicamentosas.


Beta Caroteno: Acredita-se que o desenvolvimento de cirrose está ligado à atividade negativa de radicais livres. Radicais livres são substâncias produzidas pelo organismo, ao longo do dia e normalmente são "limpos" pelos antioxidantes.
Pessoas com cirrose possuem níveis baixos de beta caroteno, um poderoso antioxidante. Uma dieta com alto teor de betacaroteno pode ter um efeito protetor contra os radicais livres e pode reduzir o dano no fígado.
Cenouras, batatas doces, espinafre e damasco seco, são excelentes fontes de beta caroteno.

Tiamina: Quando expostas ao álcool, as células intestinais não são capazes de absorver a tiamina, a não ser em altas concentrações, como em suplementos. Uma dieta rica em tiamina é importante, porém pode não ser suficiente para reverter a deficiência desta vitamina. Parar de beber e acrescentar a tiamina como suplemento prescrito pelo médico, pode auxiliar a normalizar os níveis de tiamina no organismo.

Vitamina B6: O metabolismo do álcool pode levar a uma deficiência de vitamina B6, deslocando-a de sua proteína protetora, causando sua destruição. A vitamina B6 é importante para metabolizar as proteínas, para as funções mentais e produção de células vermelhas, entre outras funções.
Pessoas que consomem álcool podem desenvolver uma deficiência desta vitamina e podem precisar de suplementação. Parar de beber e adotar uma dieta rica em vitamina B6, pdoe ajudar.

Vitamina B12: Na presença do álcool, a absorção da vitamina B12 fica comprometida. Pessoas com doenças hepáticas provocadas pelo álcool podem sofrer desta deficiência e requerem uma suplementação bem como uma dieta rica em vitamina B12.

Folato (Folacina): A presença do álcool faz com que o organismo solte a folacina na corrente sangüínea.
Enquanto o nível de folacina aumenta, os rins reagem excretando-a através da urina, como se estivesse em excesso. O álcool também limita a ação de qualquer resto de folacina, impedindo a produção de novas células, especialmente as células que se dividem rapidamente nos intestinos e no sangue, causando deficiência com efeitos devastadores no sistema digestivo.
Portanto pessoas com doenças de fígado causadas pelo consumo de álcool podem precisar de suplementação de folato.
Recomenda-se a abstinência e dieta rica em folato.

Vitamina D: O álcool faz com que as células do fígado se tornem ineficientes para ativar a vitamina D, possivelmente causando deficiência e aumentando o risco de osteoporose.

Fontes de vitamina D: sardinhas, cavalinha, salmão, camarão e leite fortalecido. No entanto os suplementos de vitamina D podem causar megadoses e são perigosos para o fígado, principalmente sse suas funções estiverem comprometidas. A suplementação de vitamina D superior a 1.800 IU ou 45 mcg/dia pode ser tóxica e deve ser evitada.
Discuta com seu médico a suplementação de vitaminas e minerais, sempre que fôr iniciar algum tratamento.

 

 

Fonte:

 

 

http://pt.shvoong.com/humanities/1784790-vitaminas-para-f%C3%ADgado/

 

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos