Nutrologia/Alimentos/Nutrição - Recordatório de 24 horas (R24h) e questionário de freqüência alimentar semiquantitativo (QFAS)
Esta página já teve 115.736.876 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.708 acessos diários
home | entre em contato
 

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Recordatório de 24 horas (R24h) e questionário de freqüência alimentar semiquantitativo (QFAS)

17/11/2003
Recordatório de 24 horas (R24h) e questionário de freqüência alimentar semiquantitativo (QFAS): avaliação da ingestão de fibra alimentar (FA) em crianças com e sem constipação intestinal crônica funcional (CICF).

Introdução: na avaliação do consumo de FA é desejável inquérito alimentar (IA) capaz de detectar a eventual baixa freqüência de ingestão em constipados.

Objetivos: comparar o R24h com o QFAS, em crianças com e sem constipação.

Material e Métodos: estudou-se 192 crianças de 6m-12 anos: constipadas, sem e com tratamento, CICf (51) e CICF-T (51), e Sem CIC(90). O R24h foi aplicado 1 vez, e à seguir o QFAS retrospectivo à 1 m. A FA foi obtida pelas tabelas de Mendez e col. (M) e de Paul & Southgate (P&S). Aplicou-se teste de Wilcoxon para comparação entre os Ias e o x2 para associação entre os grupos.

Resultados: a idade no Sem CIC foi menor que no CICf (p<.05); por isto, avaliou-se o percentual de crianças com ingestão deficiente em FA (FA<idade (a) + 5g/d). O consumo foi deficiente com maior freqüência em CICf que em CICf-T e Sem CIC, nas 2 tabelas, pelo QFAS (p<.03), porém o R24h detectou diferenças apenas na P&S (p<.008). Nos 3 grupos foi maior o consumo de FA/dia pelo QFAS que pelo R24h, nas duas tabelas (p<.001). A tabela M estimou o dobro de ingestão de FA que a de P&S, nos 3 grupos e nos 2IA. Conclusões Em crianças constipadas o QFAS detectou melhor que o R24h as diferenças entre os grupos quanto ao teor FA ingerido, mais alto nas crianças com CICf-T e Sem CIC que nas constipadas sem tratamento. Utilizando-se a tabela de P&S as diferenças entre os grupos foram mais evidentes que com a tabela de Mendez e col.

PEREIRA A.C., MAFFEI H.V.L. Depto. Pediatria - Fac. Medicina- UNESP, 18618, Botucatu-SP

www.sbnc.ntr.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
 
Hacked by
#TeaMGh0sT

~ DB GOT DROPPED ~