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Sono/Distúrbio do sono

Sono tranqüilo e regular

01/12/2003
 


O sono é parte essencial da vida, pois é um período de restauração física que nos protege do desgaste natural das atividades que desempenhamos quando estamos acordados. Não existe um número de horas ideal para se dormir por dia. A quantidade de sono necessária para se sentir alerta durante o dia varia de pessoa para pessoa.


Aqui vão alguns conselhos para preservar um bom sono:

• Durma apenas o necessário para sentir-se recuperado. Muito tempo na cama interfere na qualidade do sono na noite seguinte.
• Tenha horário regular para levantar sete dias por semana.
• Não tome bebidas com cafeína à noite. O café, chá preto, chimarrão, chocolate, guaraná e refrigerantes à base de cola (Coca e Pepsi) estimulam o sistema nervoso.
• Pare de fumar ou não fume à noite. A nicotina tem efeitos diversos sobre o sistema nervoso e é prejudicial ao sono.
• Não tome bebidas alcoólicas à noite. Pode prejudicar a respiração, estimular o ronco e sonhos desagradáveis. Além disso, o álcool cria dependência física e psíquica.
• Durma em ambiente escuro, silencioso, bem ventilado e com temperatura agradável.
• Não durma com fome.
• Não faça refeições pesadas até três horas antes de dormir. Prefira refeições leves à noite.
• Numa eventual noite de insônia não se deve permanecer na cama forçando o sono. Procure uma atividade fora da cama e só retorne quando sentir novamente sono.

 

- Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE

- Imagem do site: Corbis.

 

- Créditos: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde


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Publicado por: Dra. Shirley de Campos
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