- Flores copo-de-leite
Esta página já teve 133.168.631 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.656 acessos diários
home | entre em contato
 

Tóxicos/Intoxicações

Flores copo-de-leite

03/01/2004

 

_________________Sinitox/Fiocruz

Foto de flores copo-de-leite

Quem nunca usou uma planta para enfeitar uma casa, quintal ou jardim? Fontes de beleza, elas também podem ser perigosas quando tóxicas. O desconhecimento de suas potencialidades e a utilização inadequada desses vegetais são as principais causas dos envenenamentos por plantas.

"É importante que as pessoas conheçam as espécies que podem causar danos à saúde. A espirradeira, por exemplo, é muito comum nos parques e jardins do Rio de Janeiro, e muitos nem sabem que ela é tóxica", diz a coordenadora do Sinitox.

Assim como o chapéu-de-Napoleão, a espirradeira apresenta toxicidade em todas as suas partes. Apenas o contato com o látex é capaz de causar dor e queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, diarréias e distúrbios cardíacos que, em alguns casos, levam à morte.

Mas essas não são as únicas plantas tóxicas comuns entre nós. Cultivados até mesmo em vasos dentro das casas, o comigo-ninguém-pode, o tinhorão e o copo-de-leite podem causar edema de lábios, vômito, diarréia, dificuldade de engolir, asfixia e lesão da córnea.

Da família das euforbiáceas, o bico-de-papagaio, a coroa-de-cristo e o avelós têm uma seiva leitosa, que causa lesão na pele, dor, edema e coceira. O contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento e dificuldade de visão. Já a ingestão da saia-branca pode provocar taquicardia, dilatação das pupilas e alucinação.

Esses sintomas são ainda mais graves entre as crianças menores de 5 anos. É importante ensiná-las a não colocar essas plantas na boca. Meninas têm o costume de utilizar vegetais para fazer comidinhas e muitas brincam com o látex da planta. Em casos de acidentes, transporte a vítima para a unidade de saúde mais próxima e leve a planta, ou parte dela, para identificação.

Sarita Coelho

www.fiocruz.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos