Imunologia/Imunidade -
Esta página já teve 133.111.437 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.664 acessos diários
home | entre em contato
 

Imunologia/Imunidade

Cientistas fazem sistema imunológico atacar câncer

05/01/2004
Células cancerígenas
Câncer passa desapercebido pelas defesas imunológicas
 

Cientistas americanos dizem ter encontrado uma maneira de eliminar tumores cancerígenos através da estimulação do sistema imunológico.

Testes em animais indicaram que o tratamento com o uso do sistema imunológico para um tumor produz uma resposta que impede o crescimento de outras células malignas, evitando, portanto, a metástase.

Os pesquisadores da Universidade de Chicago buscam, agora, a reprodução do mesmo efeito em seres humanos.

O avanço seria de grande importância nos casos em que o câncer já está em estágio avançado, já que hoje as chances de sobrevivência nesses casos são pequenas.

Ameaça

Ao contrário das bactérias, o câncer geralmente passa despercebido pelas defesas imunológicas e acaba não sendo reconhecido como uma ameaça.

Alguns tipos de câncer são capazes até de interferir no funcionamento das células de defesa responsáveis pela destruição dos tumores.

A equipe de pesquisadores conseguiu resolver esse problema ao ativar a produção de uma substância do corpo chamada "LIGHT" que ataca o tumor e inibe o processo de metástase.

No jornal científico Nature Immunology, os cientistas escreveram: "Nós mostramos que a expressão da substância 'LIGHT' no microambiente do tumor age como uma potente imunoterapia para o câncer ao atingir a barreira do tumor".

O próximo passo da pesquisa é buscar o mesmo resultado em seres humanos, mas os pesquisadores salientam que não há garantias de que isso possa ser conseguido.

 

BBC Brasil


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos