-
Esta página já teve 135.318.751 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.662 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Melhora da lipemia pós-prandial mediada pelo álcool

14/01/2004
 

O consumo moderado de álcool aumenta o HDL plasmático e diminui o risco de doenças cardiovasculares enquanto melhora transitoriamente a lipemia pós-prandial. O Dr. Byung-Hong Chung e colegas do Departments of Medicine, Pediatrics, and Nutrition and the General Clinical Research Center, School of Medicine, University of Alabama, Birmingham, and the Moore Heart Research Foundation, University of Illinois, Champaign hipotetizaram que o aumento pós-prandial das lipoproteínas ricas em triacilglicerol (LRTs) mediada pelo álcool e seus clearances aumentam o HDL colesterol e o transporte reverso de colesterol.

Foi determinado o efeito nos humanos normolipidêmicos (n=14) da lipemia pós-prandial produzida 4h depois de um teste alimentar (TA) ou um teste alimentar + 0.5 g de álcool/Kg (TA + A) nas mudanças pós-prandiais nos lipídeos plasmáticos e no balanço do colesterol entre LRT e frações de colesterol rico em LDL (LRC) e HDL nas células vermelhas do sangue (RBCs), em plasma ou sangue frescos e incubados.

A lipemia pós-prandial após o TA e TA+A causaram um aumento de 56% e 89% no triacilglicerol, um aumento de 30% e 74% no colesterol LRT, e uma diminuição de 3.8% e 6.6% no colesterol LRC, respectivamente. Na reação in vitro da lecitina endógena: a aciltransferase colesterol (EC 2.3.1.43) e proteínas de transferência do éster de colesterol via incubação de amostras de plasma em jejum e amostras de plasma pós-prandial TA e TA+A por 16 horas aumentou o colesterol LRT em 22.8% (0.08 mmol/l), 32.6% (0.16 mmol/l), e 45.8% (0.28 mmol/l) em sangue enriquecido com RBC, respectivamente. Após a lipólise de LRT in vitro, a elevação do HDL colesterol no plasma pós-prandial TA+A, mas não no plasma pós-prandial TA, foi significativamente maior que no plasma em jejum.

Os autores concluíram que o aumento mediado pelo álcool no fluxo de LRT pós-prandial e na remoção hepática de LRT pós-prandial após a captação de colesterol do LRC e membranas celulares contribui para o aumento do HDL colesterol e melhora do transporte inverso de colesterol em humanos.

 American Journal of Clinical Nutrition. 2003; 78, 3: 391-399.


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos