-
Esta página já teve 132.477.769 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Hipertensão/Pressão Alta

Hipertensão afeta sexo em mulheres

16/01/2004

As mulheres que sofrem de hipertensão arterial estão mais expostas a sofrer uma disfunção sexual que consiste em responder negativamente na fase de excitação, revela um estudo realizado por pesquisadores argentinos.

O jornal argentino "La Nación" apresentou em sua edição deste domingo os resultados da pequisa liderada por Amado Bechara, chefe do setor de disfunções sexuais do Hospital Durand de Buenos Aires, e publicada na revista especializada "International Journal of Impotence Research".

A manifestação objetiva do problema é a dificuldade para obter uma lubrificação adequada que permita a penetração.

Para verificar como isto acontece, os pesquisadores compararam o aparelho genital de ratazanas normais com o de outras geneticamente modificadas para ter hipertensão.

Antes só estava provado que a hipertensão tinha efeitos negativos sobre a sexualidade masculina, ao produzir disfunção eréctil, por isso Bechara e uma equipe do Laboratório de Medicina Experimental do Hospital Alemão de Buenos Aires se propuseram em analisar as mulheres.

"Nossos estudos sugerem que a hipertensão é um fator que condiciona negativamente a resposta sexual feminina durante a chamada fase de excitação", disse Bechara ao jornal.

Níveis elevados de pressão arterial não só danificam a parede interior do clitóris e da vagina, mas também interferem na libertação local de neurotransmissores que participam da fase de excitação do ato sexual, "um passo chave no caminho para o orgasmo".

O jornal argentino lembra que há outros graves efeitos da hipertensão arterial nas mulheres.

O risco de sofrer doenças coronárias e as probabilidades de se ter um acidente cardiovascular se multiplicam por três e por sete, respectivamente, no caso das mulheres com pressão alta.
 

EFE


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos