-
Esta página já teve 133.168.601 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.656 acessos diários
home | entre em contato
 

Clínica médica/Intensiva/Enfermagem

Ressuscitação de Choque Hemorrágico com Soluções Hipertônicas

16/01/2004

Ressuscitação de Choque Hemorrágico com Soluções Hipertônicas aumenta as Respostas Anti-Inflamatórias dos Macrófagos Alveolares mediadas por IL-10

Pesquisadores publicaram, recentemente, no Surgery, um estudo em que testaram a hipótese de que a solução hipertônica utilizada na ressuscitação in vivo de choque hemorrágico pode induzir efeito anti-inflamatório através da modulação da função de macrófagos alveolares, alterando, portanto, a relação entre respostas pró-inflamatória e anti-inflamatória.

Foi utilizado um modelo de ressuscitação de choque com dupla lesão em ratos. Os macrófagos alveolares foram colhidos por lavado bronco-alveolar, e foi realizada dosagem de TNF e IL-10 em sobrenadantes de culturas de células através de ELISA. Após 1 hora de ressuscitação, os animais receberam lipopolissacárides e anticorpos neutralizantes anti-IL-10 por via endotraqueal. Determinou-se lesão pulmonar de acordo com a contagem de neutrófilos no lavado bronco-alveolar após 4 horas da administração de lipopolissacárides.

Os resultados mostraram que a administração sistêmica de solução hipertônica modula significativamente a responsividade dos macrófagos alveolares. A ressuscitação com solução hipertônica inibiu a produção de TNF induzida por lipopolissacárides e aumentou a resposta de IL-10 contra a administração de lipooolissacárides ex vivo e in vivo. Anticorpos anti-IL-10 reverteram parcialmente o efeito protetor pulmonar da ressuscitação com solução hipertônica.

Os pesquisadores concluíram que a ressuscitação de choque hemorrágico com solução hipertônica exerce efeito imunomodulador em macrófagos alveolares através da alteração do balanço da produção de citocinas pró- e anti-inflamatórias, favorecendo a resposta anti-inflamatória por IL-10.

Hypertonic resuscitation of hemorragic shock upregulates anti-inflamatory response by alveolar macrophages - Surgery


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos