- Cuidando para evitar os problemas com o sono
Esta página já teve 132.485.151 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 24.704 acessos diários
home | entre em contato
 

Sono/Distúrbio do sono

Cuidando para evitar os problemas com o sono

11/02/2004

Esse distúrbio do sono surge devido a atividades da vida diária que são incompatíveis com a manutenção de sono de boa qualidade e alerta completo diurno. A queixa pode ser tanto de insônia como de sonolência excessiva. Alguns maus hábitos que justificam esse diagnóstico são:

-- Horários varáveis de deitar e levantar;
--
Permanecer períodos freqüentes e longos na cama;
--
Uso rotineiro de produtos contendo álcool, tabaco ou cafeína antes de deitar;
--
Exercícios próximos da hora de deitar;
--
Envolver-se em atividades excitantes ou emocionalmente perturbadoras muito próximo da hora de deitar;
--
Uso freqüente da cama para atividades como assistir televisão, ler, estudar, comer;
--
Dormir em cama desconfortável, colchão de má qualidade, cobertas inadequadas, etc;
--
Permitir que o quarto de dormir seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente, frio ou que, de alguma forma, não convide ao sono;
--
Desempenhar atividades que exijam alto nível de concentração imediatamente antes de deitar;
-- Permitir que ocorram na cama atividades mentais como pensar, planejar, relembrar, etc.

Prevenir é a palavra de ordem da medicina atual. A maioria dos adolescentes têm um sono tão bom que nos faz crer que para dormir basta atirar-se a qualquer hora em qualquer sofá. Após os 35 anos, porém, o sono vai se tornando frágil e passa a exigir mais cuidados. Os conselhos apresentados nesta página servem de guia para as pessoas normais que desejam dormir melhor. Eles não são suficientes, porém, para curar pessoas que já têm distúrbios do sono. Os estudos em Laboratórios do Sono permitiram separar os fatos com base científica das opiniões que eram simples mitos. Alguns conselhos você não pode deixar de conhecer. Hoje está claro que o sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso mas sim um estado ativo, cíclico, complexo e mutável com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente na vigília do dia seguinte. O sono não é diferente do exercício ou de outros estados da vida. Exige uma preparação, ambiente adequado e a mente livre de preocupações.

www.sono.com.br


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos