Endocrinologia/Glândulas - Auto-exame do pescoço
Esta página já teve 115.792.960 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.702 acessos diários
home | entre em contato
 

Endocrinologia/Glândulas

Auto-exame do pescoço

24/02/2004

A Tireóide é uma glândula localizada logo abaixo do pomo de Adão. Embora relativamente pequena, a tireóide influência a função de muitos dos mais importantes órgãos do corpo, como o cérebro, coração, fígado, rins e pele. A saúde da tireóide, bem como seu funcionamento normal, são importantes para o bem estar geral.

Doenças da tireóide afetam cerca de 13 ilhões de pessoas de todas as idades nos Estados Unidos, e mais da metade, permanece sem diagnóstico.

Alguns dos sintomas de doença da tireóide - fadiga crônica, perda ou ganho de peso, esquecimento, irritabilidade, debilidade e depressão. Depressão e doenças da tireóide quase sempre coexistem.

A American Association of Clinical Endocrinologists (Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos), lançou em 1998 uma campanha para chamar a atenção não apenas da população mas também de médicos para a importância do diagnóstico de problemas com a tireóide, especialmente em pacientes com depressão pós-parto, depressão em idosos e em mulheres na peri-menopausa, e em adolescentes.

Um simples auto-exame do pescoço pode ser o primeiro e importanta passo para a identificação do problema.

Faça o teste do auto-exame do pescoço, para saber existe um alargamento da tireóide, ou a presença de nódulo, que exigem posterior análise.

AUTO-EXAME DO PESCOÇO

São 5 passos fáceis
Tudo que você precisa:

  • 1 copo de água.
  • 1 espelho de mão.

    1º passo - segure o espelho na sua mão, focalizando na área do seu pescoço logo abaixo do pomo de Adão e imediatamente acima da clavícula. Sua tireóide está localizada nessa área dos seu pescoço.
    2º passo - focalizando essa área, incline seu pescoço para trás.
    3º passo - tome um gole de água e engula.
    4º passo - à medida que engole, observe seu pescoço. Verifique se há nódulos ou alargamentos nessa região enquanto você engole. Atenção:não confundir o pomo de Adão com a tireóide. Esta, está localizada mais abaixo no seu pescoço, perto da clavícula. Pode ser necessário rapetir este processo várias vezes.
    5º passo - Se você vir algum nódulo ou alargamento nessa área, procure um endocrinologista imediatamente. Você pode ter nódulos ou alargamento da tireóide, que precisam ser avaliados para determinar a presença de câncer, ou se é necessário tratamento para doenças da tireóide.

    Uma campanha da AACE - American Association of Clinical Endocrinologists.


  • IMPORTANTE

    •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
    • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
    Publicado por: Dra. Shirley de Campos
    versão para impressão

    Desenvolvido por: Idelco Ltda.
    © Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos
     
    Hacked by
    #TeaMGh0sT

    ~ DB GOT DROPPED ~