Neurologia/Neurociências - Distonia Cervical
Esta página já teve 110.778.918 acessos - desde 16 maio de 2003. Média de 27.764 acessos diários
home | entre em contato
 

Neurologia/Neurociências

Distonia Cervical

24/02/2004

A distonia é um distúrbio neurológico do movimento que resulta em contrações musculares persistentes. Freqüentemente causa rotação e movimentos repetitivos ou posturas anormais, podendo afetar uma ou várias partes do corpo. Na maioria dos casos, é um distúrbio doloroso.

A distonia cervical, também conhecida como torcicolo espasmódico, é uma distonia focal (afeta uma parte do corpo), na qual os músculos do pescoço se contraem involuntariamente, causando movimentos e posturas anormais da cabeça e pescoço. Este termo é geralmente utilizado para descrever espasmos em qualquer direção: para frente (antecolo), para trás (retrocolo), e para os lados (torcicolo).

Acredita-se que a distonia cervical seja causada por um funcionamento anormal dos gânglios basais, que são estruturas cerebrais profundas, envolvidas no controle dos movimentos. A distonia cervical é algumas vezes hereditária.

Na distonia cervical, os músculos do pescoço se contraem involuntariamente em diversas combinações. Os movimentos podem ser sustentados ou reflexos. As contrações sustentadas causam a postura anormal da cabeça e pescoço, ao passo que os espasmos periódicos produzem movimentos reflexos da cabeça.

Uma vez que a causa de base da distonia cervical (torcicolo espasmódico) permanece desconhecida, não há atualmente cura para esta condição. O tratamento é direcionado ao alívio sintomático.

A toxina botulínica do tipo A (BOTOX®) é uma opção terapêutica eficaz para o tratamento da distonia cervical. A aplicação de toxina botulínica do tipo A (BOTOX®)demonstrou produzir alívio significativo da dor em mais de 85% dos pacientes, e melhora da distonia (mobilidade) em aproximadamente 70% destes.

www.allergan.com.br

 

 


IMPORTANTE

  •  Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 
  • As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos
versão para impressão

Desenvolvido por: Idelco Ltda.
© Copyright 2003 Dra. Shirley de Campos